27 maio 2009

Policial à brasileira: lembra de "A Justiceira"?

. 27 maio 2009


Antes, um recado à minha sócia: ela não é mais chata que eu! Hehehe... Mas o Café Expresso é um blog escrito a quatro mãos, portanto, uma ótima maneira de apresentar posts com temas diferenciados. Fora que a Jana escreve sobre literatura muito melhor que eu... então, continuo escrevendo sobre cinema e TV! Bora?

Agora sim, vamos falar de "A Justiceira". Em tempos de séries nacionais policiais na nossa querida TV brasileira (vide "A Lei e o Crime", da Record, e "Força Tarefa", da Globo), a emissora da família Marinho resolveu resgatar uma das mais bacanas produções brazucas no segmento. "A Justiceira" impressinou pela excelente qualidade técnica e a reunião de um time de primeira de roteiristas e atores. A única temporada, com 12 episódios, finalmente chega em DVD depois de mais de 10 anos.


A série contava a história de Diana Maciek, vivida por Malu Mader. Ela era uma policial que abandona a carreira depois de matar, acidentalmente, seu parceiro de trabalho. Cinco anos depois, quando seu filho Pedro é entregue à traficantes pelo próprio ex-marido viciado, Diana volta à ativa em um grupo secreto de combate ao crime. Assim, ela não poupa esforços para resgatar o filho.


"A Justiceira" foi criado pelos roteiristas Doc Comparato, Antonio Calmon, Aguinaldo Silva e Daniel Filho, este último também o diretor. A ideia era produzir algo muito próximo às policiais norte-americanas. Para isso, a série foi filmada em película e utilizou métodos hollywoodianos para a produção de suas cenas de ação, importanto dublês e técnicos americanos. No elenco encabeçado por Malu apareciam ainda Nívea Maria, Leonardo Bricio, Anselmo Vasconcelos, Lui Mendes e Danielle Winits, além de uma série de importantes participações especiais.


Exibida em 1997, a série foi encerrada no 12º episódio devido à gravidez da protagonista. Nos últimos episódios, já é possível notar a gravidez de Malu. Em alguns, ela aparece menos e dá espaço aos coadjuvantes.


Mesmo assim, "A Justiceira" teve ótima audiência e repercussão. Foi criticada por alguns devido ao excesso de violência, mas não é nada muito diferente do que se vê hoje nas novelas da Record. Extremamente bem produzida, seus efeitos continuam modernos mesmo doze anos depois. E vale sempre relembrar a obra, que é bastante superior aos "Lei e o Crime" e "Força Tarefa" da vida.


Compre seus DVDs na Livraria Cultura .

André Santana

3 xícaras tomadas.:

Anônimo disse...

muito legal oq escreveu!! gostei bastante!! :D

Claudio disse...

legal o conteúdo
gostei

Anônimo disse...

necessario verificar:)