01 julho 2009

"Capitu": Machado de Assis em DVD

. 01 julho 2009

Michel Melamed e Maria Fernanda Cândido


Chega às lojas em DVD a microssérie "Capitu". Para quem achava que arte e televisão não combinam, taí a prova de que as duas vertentes podem (e devem) andar juntas. Basta apenas um pouco de boa vontade, boas ideias e a ânsia de não apenas preocupar-se com números de Ibope, mas também com a qualidade da audiência conquistada. Afinal, audiência qualitativa é sinônimo de anunciantes de peso, o que mostra que a arte e o comercial não se esbarram nesta eterna luta.

"Capitu" foi a segunda obra do "Projeto Quadrante", do diretor Luiz Fernando Carvalho (do filme "Lavoura Arcaica" e novelas como "Renascer" e "O Rei do Gado"). Carvalho é um ferrenho defensor da busca de novas linguagens na teledramaturgia nacional e conquistou o aval da Globo para fazê-lo, sobretudo depois do sucesso de suas microsséries "Hoje É Dia de Maria" e "Hoje É Dia de Maria - Segunda Jornada", exibidas em 2005 e que garantiram sucesso de público e crítica. O "Quadrante" tem como proposta adaptações literárias de grandes autores brasileiros, rodadas nas locações reais e se utilizando de mão-de-obra, seja técnica ou artística, locais. O primeiro trabalho do projeto foi a microssérie "A Pedra do Reino", baseada na obra de Ariano Suassuna, que não obteve êxito na audiência e foi acusado pela crítica de ser intelectual "ao extremo".

Mesmo assim, o "Quadrante" foi levado adiante com a segunda obra, "Capitu". Exibida no final do ano passado, a bela microssérie teve uma única locação: o interior do Automóvel Clube do Brasil, palácio no centro do Rio de Janeiro. Ali, os cenários eram representados por elementos lúdicos variados, com marcas no chão delimitando o espaço e batentes móveis que representavam as portas das casas. O recurso lúdico permitiu belas cenas, como aquela em que Bentinho (Cesar Cardadeiro) e Capitu (Leticia Persiles) conversam junto ao portão, na verdade desenhado ao chão com giz. A produção, ainda, mistura rock de Black Sabbath com sinfonias clássicas. Além disso, o visual dos personagens é surreal: mescla figurinos do século 19 com elementos modernos, como fones de ouvido, MP4 e tatuagens.

Tudo para contar a clássica história do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis. No roteiro de Euclydes Marinho, com colaboração de Daniel Piza, Luis Alberto de Abreu e Edna Palatnik e texto final de Luiz Fernando Carvalho, foram mantidos a essência do romance. Diálogos inteiros foram reproduzidos fielmente, assim como a narração de um melancólico e sensacional Bentinho vivido pelo ator Michel Melamed.


Leticia Persiles

Assim como no romance, a série se divide em duas fases, mostrando o início do amor jovem entre Bentinho e Capitu e, depois, já adultos, quando Bentinho se atormenta com a ideia de que Capitu o traiu com Escobar (Pierre Baitelli), seu melhor amigo. O elenco é recheado de atores talentosos e desconhecidos do grande público. A Capitu jovem da estreante Leticia Persilles é um dos grandes trunfos da obra. Perfeita! Cesar Cardadeiro, como o jovem Bentinho, também está muito bem. Há ainda nomes do teatro, como Izabella Bicalho, Sandro Christopher, Bellatrix e Pierre Baitelli. Os famosos são Eliane Giardini e Maria Fernanda Cândido, belíssima como a Capitu adulta.


Além do espetáculo visual, "Capitu" ainda conta com outro trunfo: a música-tema da personagem, Elefant Gun, do grupo Beirut. Sensacional!


O "Projeto Quadrante" prevê ainda mais duas microsséries: "Dois Irmãos", de Milton Hatoum, e "Dançar Tango em Porto Alegre", de Sérgio Faraco. Mas há quem diga que a emissora teria suspendido o Projeto por tempo indeterminado. Carvalho negou e declarou que o "Quadrante" não tem periodicidade definida, o que nos leva a concluir que, pelo menos em 2009, não haverá nova série.


Pelo menos "Capitu" já está em DVD e merece ser visto e revisto sempre. Aos fãs de uma boa série de TV ou ainda aos fãs de Machado de Assis. Com certeza, nenhuma das duas "correntes" sairá decepcionada.


Compre seus DVDs na Livraria Cultura.


André Santana

0 xícaras tomadas.: