16 setembro 2009

"Intrigas de Estado": a política e a imprensa

. 16 setembro 2009

Dramas que envolvem a relação entre a imprensa e a política sempre fazem refletir. Para quem gosta do tema, uma boa opção é "Intrigas de Estado" ("State of Play"), de Kevin McDonald.


Cal McAffrey (Russel Crowe) é um competente jornalista, capaz de arrancar tudo o que deseja de suas fontes e com um faro especial para conseguir furos. Num dia, porém, quando a assistente do congressista Stephen Collins (Ben Affleck) morre, McAffrey descobre uma relação entre este fato com a morte de mais dois: um bandido e um entregador de pizza. O caso é que Collins é um velho amigo de McAffrey dos tempos de faculdade. Ele é líder de uma comissão que apura a relação de uma empresa armamentista com o governo dos Estados Unidos, além de ser notícia pelo fato de que mantinha uma relação extraconjugal com a ex-assistente.


Além da amizade entre McAffrey e Collins, o longa mostra a relação entre o trabalho de investigação política do primeiro e a blogueira Della Frye (Rachel McAdams), que cobre o caso amoroso do congressista. Ainda há Cameron Lynne (Helen Mirrer), a editora que adora incentivar o sensacionalismo no fictício jornal Washington Globe.


Conspiração política aliada ao contraponto entre mídia impressa e internet são pano de fundo de "Intrigas de Estado", um bom trhiller sobre jornalismo investigativo. Segundo nota da revista Preview, o filme teve origem numa série inglesa de 2003. A série teve somente seis episódios, que foram sucesso de público e crítica, mas o criador Paul Abbott não quis realizar uma segunda temporada, alegando que não seria capaz de dar continuidade à história.


André Santana

1 xícaras tomadas.:

Wander Veroni Maia disse...

Opa! Adoro filmes sobre a minha profissão (jornalismo). Não assite ainda, mas vou procurar na locadora. Parabéns pela resenha.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com