21 outubro 2009

Cultura Literal: Carol Bensimon.

. 21 outubro 2009

Para o décimo nono post da série, mais um brasileiro. Quer dizer, brasileira.
A gaúcha Carol Bensimon nasceu em 1982, em Porto Alegre. É mestre em teoria da literatura pela PUC-RS e atualmente faz doutorado na Sorbonne Nouvelle, em Paris. É também autora da coletânea de contos Pó de parede.
Indico a leitura pela expectativa que o livro de estréia de Carol - Os três contos Pó de Parede - criou com a recepção da crítica. Agora, com um romance, a autora amplia as qualidades de narradora.


Sinuca embaixo d'água.
Com a morte de Antônia, em um acidente de carro, os irmãos Bernardo e Camilo sentem o impacto de uma grande perda. Outros cinco personagens também são afetados pela tragédia: a jornalista Helena, o publicitário Gustavo, Lucas e Santiago são igualmente narradores da própria angústia.
É bom prestar atenção no desafio de criar e regular sete narradores em primeira pessoa, algo que exige razoável domínio técnico. E na importância do bar do Polaco como ambiente centralizador das ações.

"Sou o pior dos oito, sim, mas o único que lê T. S. Eliot enquanto espera com os rollers nos pés. E o único que chega na hora marcada. Pensando bem, essas duas coisas devem fazer com que eu pareça ainda mais idiota".
(Trecho do livro, página 84).

O livro é da respeitável editora Companhia das Letras, tem 144 páginas e pode ser encontrado nas melhores livrarias do país.
Lembrando que apenas os leitores do Café tem descontos especiais nas compras feitas na Livraria Cultura e no site das lojas Americanas.com
Espero que tenam gostado da dica e que apreciem a leitura de mais este livro.
Até o próximo post.
Por Janaína Moraes.

1 xícaras tomadas.:

Cristiano Neves disse...

Boa noite, my friend. Você poderia ajudar nessa campanha para ajudar o Caio? http://caiopenha.blogspot.com/
Thanks.