01 outubro 2009

Um novo troca-troca

. 01 outubro 2009


"Se Eu Fosse Você 2" já está disponível em DVD. Uma boa oportunidade para quem marcou bobeira e não foi ver no cinema, ou curte uma sessão reprise e quer ver de novo. A comédia nacional é um daqueles filmes que a gente não se importa em ver de novo, não é mesmo?

Troca de corpos sempre foi um tema bastante recorrente no cinema, sobretudo em comédias hollywoodianas. Já vimos tramas como essas várias vezes e de várias maneiras: casal trocando de corpo, mãe e filha trocando de corpo, pai e filho trocando de corpo... Taí alguns títulos clássicos da "Sessão da Tarde" que não me deixam mentir. Se o tema está sempre em alta, significa que funciona. E funciona porque trabalha com um dos elementos mais básicos de qualquer narrativa que move filmes ou até folhetins. Esse elemento é a pergunta: o que acontece com alguém completamente acostumado a um estilo de vida quando se vê obrigado a mudá-lo da água para o vinho?

Essa é uma pergunta comum a todos, já que ninguém está livre de guinadas bruscas na vida. Filmes como este apenas transportam essa pergunta a um universo fantástico, explorando situações absurdas, mas que, no fundo, acabam levando à reflexões reais. Além disso, quando se vê um casal trocando de corpos, logo se vê uma série de questões básicas da diferença entre os sexos sendo levantada. E um jogo de "guerra dos sexos" sempre funciona, já que este é um conflito universal e que, provavelmente, nunca terá fim.

Fora que, com "Se Eu Fosse Você 2", temos a chance de ver uma das melhores dobradinhas do nosso cinema e TV: Tony Ramos e Gloria Pires. Dois atores excepcionais, que vivem uma fantasia de uma maneira tão natural que chega a impressionar. Não há como não embarcar na ficção, se divertir com as situações inusitadas propostas e até se identificar com o típico conflito da eterna rivalidade entre homem e mulher.

"Se Eu Fosse Você 2" mostra o casal Claudio e Helena prestes a se separar. O estranho fenômeno do primeiro filme se repete e os dois se vêem, novamente, um no corpo do outro. É desse jeito estranho, por exemplo, que Claudio descobre que Bia (Isabelle Drummond), a filha de 18 anos está grávida! Agora, Claudio, no corpo de Helena, deverá passar por maus bocados na preparação da festa de casamento da filha, enquanto Helena, no corpo de Claudio, passará por um dos mais divertidos jogos de futebol de todos os tempos. Destaque para a presença de Chico Anysio, impagável como o pai do noivo de Bia.

"Se Eu Fosse Você 2" se tornou o filme nacional mais visto desde a retomada de 1994, ultrapassando a bilheteria de "2 Filhos de Francisco". É a sexta maior bilheteria de um filme brasileiro da história. Direção de Daniel Filho.

André Santana

3 xícaras tomadas.:

Alice Daniel disse...

Assisti no cinema e depois (devo confessar?) peguei no Emule. Confessei!
Um filme engraçado e com uma atuação maravilhosa da dupla Tony e Glória.
Já na espera do 3, em que eles devem ser avós, não?

Anônimo disse...

é bom ver que um filme brasileiros está levando a população ao cinema, mas eu não gostei de se eu fosse você dois. é um filme bom, dependendo do público, mas não é definitivamente o que eu gosto.

Brightness. disse...

adorei o texto que mandou do Arnaldo Jabour. =)