24 junho 2009

E você, o que está lendo?

. 24 junho 2009

Oficialmente lançado no dia 1 de janeiro deste ano, o novo site de relacionamentos brasileiro, completou no dia 1° deste mês, seis meses de existência. Hoje, mesmo tendo alcançado mais de 20 mil usuários, ele ainda é um desconhecido para muitos. Nenhuma divulgação foi feita em seu lançamento, mas o mesmo começou a ser noticiado em vários blogs, twitters, jornais e comunidades.

Skoob é um site de relacionamentos, sim, mas um pouco diferente do velho e convencional Orkut, onde o que interessa são as fotos, as comunidades e os recados da galera. Com o Skoob os internautas se perdem entre inúmeros livros, que aqui são dispostos em estantes - substituindo as comunidades do Orkut - onde os leitores podem deixar resenhas ou breves comentários sobre a leitura, dar estrelas – 1 a 5 - para cada um dos livros, marcar que desejam trocar aquele por outro, elencar como desejados ou apenas dizer que abandonaram a leitura.

A ideia de criar o site surgiu depois de diversas conversas sobre livros com os amigos, é o que explica Lindenberg Moreira, um dos idealistas do site, “sempre que encontrava meus amigos trocávamos informações sobre os livros que estávamos lendo ou que já tínhamos lido. Em um desses encontros surgiu a ideia de criar um espaço onde seria mais fácil promover a troca destas informações”.

E de onde veio a palavra Skoob? A proposta seria um nome que remetesse as pessoas a pensar em livros, mas que fosse diferente e inovador. Depois de algumas ideias furadas, eis que surge a palavra ‘books’, do inglês, ‘livros’ e a inversão da expressão inglesa resulta em ‘Skoob’. “Achamos que ficou bom por que muita gente ainda fica surpresa quando percebe o porquê do nome”, enfatiza Moreira.

O objetivo principal do site é saber o que as pessoas estão lendo, trocar informações sobre os livros, descobrir novos olhares sobre cada um dos personagens, fazer indicações de leituras e conhecer livros novos. Lindenberg ainda diz que “quem ainda não possui o hábito da leitura pode tentar adquirí-lo usando o Skoob, pois acreditamos que socializando o ato de ler, este fica ainda mais divertido e interessante, assim as pessoas acabam por serem incentivadas a adquirir esse saudável hábito”.

O público do Skoob é bem equilibrado, sendo ele de 55% feminino, contra 45% masculino. E os acessos são feitos diariamente, como confirma Marcos Bassini, publicitário carioca de 39 anos, que “antes, entrava para procurar livros que já tinha lido, fazer um simples exercício de memória ou relembrar leituras de infância. Hoje, acesso para exercitar a minha própria capacidade de interpretação de um livro, através das resenhas, comparando-a com as dos outros.”

No Skoob, a importância da leitura é inquestionável. Os que ali estão cadastrados sabem disso e valorizam ao máximo essa capacidade de se perder pelos labirintos de uma boa história, de visitar diversos lugares sem ao menos sair de casa. Além das aventuras, a leitura “nos faz mais questionadores, nos dá base e argumentos para construirmos nossas opiniões, amplia nossos conhecimentos e visão crítica e nos permite aprender, sem dor, com as experiências de outras pessoas. Resumindo, a leitura pode e deve ser usada como agente transformador no sistema social”, argumenta Moreira.

A estante do Skoob possui um número incontável de título, pois novos títulos são cadastrados diariamente pelos usuários. Sejam eles de literatura brasileira, autores estrangeiros ou desconhecidos. Dentre os livros mais lidos, ‘Harry Potter e a pedra filosofal’, de J. K. Rowling lidera o ranking com 5.267 leitores, seguido de ‘O código da Vinci’, de Dan Brown, com 5.264. Esses dois oscilam entre primeiro e segundo lugar constantemente. Em terceiro lugar, ‘Harry Potter e o prisioneiro de Askaban’, impera com 4.896 leitores.

Deixo aqui um convite a todos. Para saber mais sobre o Skoob, acesse o site www.skoob.com.br faça seu cadastro e disponha a sua estante de livros para outras pessoas. Faça para todos os seus amigos a pergunta que não quer mais calar: ‘e você, o que está lendo?’


Por Janaína Moraes

2 xícaras tomadas.:

FAGGH® disse...

Opa! valeu a dica vou procurar me informar mais , estou seguindo o blog vlw


www.celebritypoke.blogspot.com

Anônimo disse...

Fiquei bem interessada, melhor me afastar pois redes tiram muito do nosso tempo mas esse sim parece ser bom.

O Owen é ótimo! :)

Obrigada pela visita.