03 junho 2009

O que você está lendo?

. 03 junho 2009

Depois de algumas conversas sobre livros, eis que surge uma ideia. Uma boa ideia.
Não, esse post não vai falar sobre cachaça, pode continuar lendo.

Transcrevo aqui, na integra, a entrevista feita com um dos responsáveis pelo site de troca de informações literarias, o Skoob.
Não conheçe? Ainda não tem? Leia e faça seu cadastro.



Onde foi que surgiu a ideia de se fazer o site?
Surgiu em conversas que eu tinha com alguns amigos.

Por que?
Sempre que encontrava com meus amigos trocavamos informações sobre os livros que estávamos lendo ou que já tinhamos lido. Em um destes encontros surgiu a ideia de criar um espaço onde seria mais fácil trocar estas informações. Quando comentei com eles sobre isso imediatamente todos gostaram, foi daí que nasceu o Skoob.

De onde surgiu o nome "Skoob"?
Queriamos um nome diferente mas que lembrasse livros, depois de algumas ideias chegamos a conclusão que inverter o nome Books (livros em inglês) seria interessante, foi o que fizemos, skoob é books ao contrário, achamos que ficou bom porque muita gente fica surpresa quando percebe o porquê do nome.

Qual o principal objetivo do site? Este objetivo mudou desde o lançamento até hoje?
O objetivo do Skoob sempre foi reunir as pessoas que gostam de ler e também aquelas que ainda não possuem este hábito.
Quem já gosta de ler, ganha com o Skoob várias ferramentas que permitem interagir com outros leitores, isso ajuda na troca de suas experiênicias literárias.
Quem ainda não possui o hábito da leitura pode tentar conseguí-lo usando o Skoob, acreditamos que socializando o ato de ler, este fica mais divertido e interessante, assim as pessoas acabam por serem incentivadas a adquirirem o viciante e saudável hábito da leitura.


Quando foi lançado, dia e ano? Teve divulgação? Como foi feita?
Oficialmente o Skoob foi lançado no dia 1 de janeiro deste ano, não foi feita nenhuma divulgação, ou melhor, não pagamos por nenhuma divulgação, mas o Skoob começou a sair em vários blogs, twitters, jornais e comunidades, isso fez com que tivessêmos um grande número de acessos logo no primeiro mês de vida.


Com quantos usuários o site contava no primeiro mês? Quantos usuários tem hoje?
Fomos de 300 usuários no dia 1 de janeiro para 2.400 no dia 31 de janeiro.
Hoje estamos com mais de 20.000 usuários.

Tem como saber qual é o maior público, masculino ou feminino?
Hoje está mais equilibrado, dos 20 mil usuários 55% são mulheres e 45% homens.


Qual é o usuário com o maior número de livros lidos? Qual o link da sua estante?


Pra vcs, qual a importância da leitura?
A importância da leitura é inquestionável. Ela nos faz mais questionadores, nos dá base e argumentos para construirmos nossas opiniões, amplia nosso conhecimento e visão crítica e nos permite aprender, sem dor, com a experiência de outras pessoas. Resumindo, a leitura pode e deve ser usada como agente transformador no sistema social.


Adorno dizia que a única forma para livrar as pessoas da Indústria Cultura seria através da cultura. Você acredita que o Skoob ajude nessa fuga?
É bem difícil dizer até onde o Skoob pode ajudar na fuga do que Adorno chamou de Industria Cultura, esta pergunta daria um bom debate.
Mas acreditamos que Theodor Adorno ficaria contente em ver que sua teoria está sendo divulgada e lida por alguns usuários do Skoob e um dos princiapais objetivos do Skoob é este, ajudar a divulgar pensamentos e filosofias como esta, que permite que as pessoas formem seus próprios pensamentos e suas próprias teorias. Isso pode facilitar o aparecimento de outros filósofos como Adorno.

Qual o sentimento que lhe vem a cabeça quando percebe que o sonho de um site sobre leitura se tornou uma realidade?
Sentimento de Orgulho e desespero. Orgulho por que diariamente recebemos vários emails elogiando, dando apoio e pedindo a continuidade do projeto. Desespero por que tudo aconteceu muito rápido, com o constante crescimento do Skoob também cresce a nossa responsabilidade, cuidar de uma rede social é algo bem complexo, mas compensa e muito quando percebemos que o trabalho está sendo bem feito e que nossos usuários estão felizes com ele.


Para saber mais sobre o site, acesse www.skoob.com.br.
Faça seu cadastro, é rápido, fácil e gratis.
Neste mês, o Skoob ainda está com uma promoção, fazendo seu login, você ganha de brinde, discussões sobre livros, resenhas engraçadas e amigos inteligentes.
Vale a pena conferir.


Por Janaína Moraes.

3 xícaras tomadas.:

Pobre Esponja disse...

Nossa, ótimo café esse.
Apesar de o meu blog tratar-se de humor, sou escritor, e procurare saber mais sobre esse projeto.

bj
Pobre Esponja

Magno disse...

Adorei a dica!

Angel disse...

Adorei a dica, pra quem gosta e devora livros como eu, isso é muito bom..rs bj

Se puder, depois visite o meu blog:

http://infonews2012.blogspot.com