19 junho 2009

Quem não TEME, TEIMA!

. 19 junho 2009

Desde moleca, me chamam de teimosa.. e reconheço que sou!
Mas o encanto da teimosia é o respeito que sem tem os próprios ideais. Pois “Quem é teimoso não sonha outro sonho”(Roupa Nova- canção: Roupa Nova).
Os tropeços, as lágrimas e as tentativas infelizes no vocabulário de um teimoso tem outro significado, pois de maneira alguma impedem a busca do destino que mesmo incerto é certo!

O Supremo Tribunal Federal há alguns dias literalmente derrubou o diploma do jornalista, ou seja, doravante seremos todos apenas fofoqueiros, porque é assim que consideram a liberdade de expressão, uma via de fofoca.
Eu, enquanto estudante de jornalismo não vou aceitar essa idéia de forma alguma... E vou persistir para garantir o meu diploma. Se o STF não leva em consideração o profissionalismo, eu levo!

Mas é claro que os ministros não fazem questão do diploma, porque qualquer um assumindo a profissão de jornalista, seu trabalho também será “mais ou menos”, e quanto menos informado, menos se sabe sobre o que acontece dentro do Planalto. E para eles isto é uma vantagem, acreditam que assim poderão aprontar mais e aparecerem menos. Estão Enganados!
A minha teimosia me dá a liberdade de revidar e lutar contra esse mal. Mas já que estou irritada mesmo vou falar a verdade! O STF afirma que para ser jornalista não é preciso diploma, só porque para ser ministro não é preciso saber nada! Pronto! Me sinto mais aliviada!

É por isso que para ser jornalista, agora mais do que nunca, é preciso TEIMAR e não aceitar que banalizem nossa profissão, não quero mais ser representada por tanta gente ruim, que fazem do jornalismo uma “brincadeira saudável”. Quero que me respeitem!

Posso parecer utópica, mas prefiro ser utópica à atriz jornalística e por estas e outras que sou a favor SIM do diploma e do papel social do jornalista. Por isso tanta teimosia e coragem! Assim sobreviverão os bons!

Aos amigos acadêmicos, aos formandos e formados do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, meus parabéns! Obrigada pela persistência! Juntos faremos a diferença! E aos não formados também meus parabéns pela conquista! Mas lembrem-se: diploma por mais que seja papel é um ofício do próprio caráter.



Aline Costa – Acadêmica 2º Ano do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo das Faculdads Integradas AEMS.
2009

1 xícaras tomadas.:

Patty** disse...

Sofri pra caramba com essa decisão. Vc fica "amarrado" por saber que um engenheiro, médico, professor precisa ser diplomado, mas um jornalista não.
Muita gente com quem converso tem me orientado a seguir em frente. Mas acredito que sempre tem algum ponto da vida que começamos a questionar o que realmente vale a pena, ou ser levado a sério.
Quem sabe essa é a hora de repensar os conceitos do jornalismo?
Bjomeliga!