29 julho 2009

Andradina (SP) promove fórum cultural

. 29 julho 2009

Grupo Anjos de Belém

Andradina, cidade do interior do estado de São Paulo, tem se dedicado à realização de eventos e manifestações culturais, valorizando tradições interioranas que andavam esquecidas e promovendo discussões acerca do papel da cultura diante da formação de uma sociedade. Com este objetivo, a cidade reuniu, no último final de semana, moradores da cidade, autoridades municipais e estaduais, além de representantes de várias secretarias da região noroeste paulista no I Fórum Cultural de Andradina.

Durante os três dias de atividades, Andradina foi palco de vários eventos e espaços de palestras e discussões sobre as manifestações culturais do município, além de estratégias de ação adotadas pelos grandes nomes da gestão cultural no país. Além disso, a programação contou ainda com uma série de apresentações culturais. A Corporação Musical XI de Julho junto aos músicos de Folias de Reis de Andradina se apresentaram logo na abertura do Fórum, realizando uma mistura de sons enquanto a mesa era composta.

As artes plásticas regionais também tiveram espaço com a exposição "Duas Faces", de Gil Ortuzal e Roberto Duarte. Na música, os cidadãos presentes ao evento puderam conferir performances da Orquestra de Viola Caipira "Nego Viana" e show de bandas locais. Também houve apresentação de dança, com os grupos de dança da cidade.

O Fórum Cultural também foi sede do V Encontro Municipal de Folias de Reis, reunindo todos os grupos de Folias de Andradina; o Encontro foi contemplado pelos representantes das Folias e pelos gestores culturais presentes.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fernando Magno, o Fórum Cultural de Andradina tem por objetivo promover a Cultura como dimensão fundamental para a vida, construindo, a partir das discussões realizadas no evento, uma rede coletiva de interação entre os gestores culturais.
André Santana
Com informações de Thais Arnaut, do departamento de comunicação da secretaria de cultura de Andradina - SP.













0 xícaras tomadas.: