27 julho 2009

Cultura Literal - Indra Sinha.

. 27 julho 2009

No segundo post da série do Blog Café Expresso, escolhi um autor indiano para apresentar.

Indra Sinha nasceu em 1950 em Bombaim, na Índia. Seu pai era indiano e oficial da marinha, e sua mãe, uma escritora inglesa.

'A história de Animal', seu segundo romance, foi finalista do Man Booker Prize de 2007 e vencedor do Commonwealth Writer´s Prize, em 2008, dois dos mais importantes prêmios literários da língua inglesa.

Em seu segundo romance, Indra conta a história de Animal, um garoto de 19 anos, morador de uma favela chamada Quebra-nozes, em Khaufpur, na Índia.
Ele vive de pequenos biscates, arrumando uns trocados para sobreviver, e tem como grande e inseparável companheira a cadela Jara.
Quando ainda era bebê, um acidente na Kompani, uma indústria química americana, dizimou sua família. O menino foi criado em um orfanato, e, quando ainda era pequeno, sua coluna começou a se deformar.
Ele sobreviveu à longa febre, porém nunca mais ficou de pé. Desde que se lembra, Animal anda de quatro, e por isso acredita não ser tão humano assim.

Neste romance, de uma sinceridade rara, "tudo vai ser explicado na hora certa". "Peixes azuis não sairão de repente voando da minha boca. Se você quer a minha história, vai ter que aturar meu jeito de contar", explica Animal, o narrador da saga.

A um só tempo épica e individual, triste e divertida, 'A história de Animal' evoca o cotidiano de tantas cidades que, assim como Khaufpur, sofrem os efeitos perversos da globalização, e lembra a luta de sua gente para que a justiça e a humanidade prevaleçam.

O acidente químico narrado no livro, que causou a morte de milhões de indianos, de fato aconteceu em uma cidade da Índia, Bhopal, e Indra tem sido um ativista há anos na luta por justiça.

Para saber mais sobre o autor, acesse o site www.indrasinha.com
Para ter mais informações sobre o livro, ler um trecho da história, ou assistir ao documentário sobre a tragédia causada pelo desastre químico, acesse o minisite do livro, através do link http://www.ahistoriadeanimal.com.br.
Para comprar o livro com desconto, você já sabe, vá até o site da Livraria Cultura.


3 xícaras tomadas.:

Frank disse...

muito bom conhecer a cultura e os autores de outros países!
excelente seu post!!!

Unknown disse...

excelente seu blog e a história muito interessante. Vou virar seguidor. Qual será o px personagem da série? abraços

iti disse...

legal...
sempre é bom ter um pouco de cultura.
ttp://www.maquinazero.com.br/blog/