23 julho 2009

Cultura Literal - Uwem Akpan.

. 23 julho 2009

Cansada de ver sempre o mesmo por ai, resolvi fazer uma série de postagens diferentes, aqui, no Café Expresso.

Esta série vai falar um pouco acerca dos lançamentos literários que vêm me chamando a atenção, comentarei um pouco sobre o autor, a obra e indicarei links onde o leitor pode ir para se informar mais sobre o livro.

O primeiro autor que resolvi comentar é UWEM AKPAN.
Uwem nasceu em Ikot Akpan Eda, no sul da Nigéria. Após estudar filosofia e inglês na Universidade de Creighton e Gonzaga, cursou teologia por três anos na Universidade Católica da Áfria Oriental.
Ordenado padre jesuíta em 2003, fez mestrado em produção textual na Universidadede Michigan, em 2006.
"O quarto dos meus pais", uma história incluída nessa sua primeira coletânea, foi um dos cinco contos de escritores africanos escolhidos como finalistas para o concurso 'Caine Prize for African Writing'.
Em 2007, começou a lecionar em um seminário em Harare, no Zimbábue.

'Diga que você é um deles' sua primeira obra, uma coletânea de contos, traz o primeiro conto publicado de Uwem, "Uma ceia de Natal", que apareceu em um número da revista The New Yorker destinado aos estreantes de ficção, em 2005.
O retrato pintado pela história de uma família que vive num barração improvisado no Quênia urbano e de sua tentativa de encontrar presentes de qualquer tipo para a iminente festa de Natal dá uma realidade prosaica às circunstâncias mais extremas - e assinala a chegada de um escritor de talento estonteante.

Em cinco contos, o autor narra as mazelas de uma África desolada pelas guerras sob o olhar de suas maiores vítimas: as crianças.
De forma comovente, os contos humanizam os perigos da pobreza e da violência, revelando uma prosa delicada e ao mesmo tempo chocante.
O livro tem tradução de Alice Xavier, é da Ediouro, e você pode saber um pouco mais através do site http://www.digaquevoceeumdeles.com.br/
Para comprar com desconto, procure a Livraria Cultura.
Boa leitura.

2 xícaras tomadas.:

João Cappello disse...

parece ser bem interessante!

Unknown disse...

belo post sucesso com blog