26 agosto 2009

Disney's Treasures": um tesouro de coleção

. 26 agosto 2009

Para fãs da boa e velha animação, a coleção Disney’s Treasures é um deleite. Os boxes contendo diferentes curtas animados, além de filmes e documentários referentes ao início do se tornaria o império Disney. É uma ótima chance de admiradores e colecionadores terem em mãos as primeiras histórias de Mickey, Donald e cia limitada,que formam a trupe de personagens mais famosos do mundo.

No box “Cronologias Donald”, por exemplo, podemos ver a estreia de Donald nos desenhos animados, no curta “A Galinha Esperta”. Já Mickey fez suas estreias em cores em divertidos episódios a partir de 1935, episódios estes reunidos em “Mickey Mouse em Cores Vivas – Vol 1” e “Mickey Mouse em Cores Vivas – Vol 2”.

Um dos boxes mais interessantes da coleção é, sem dúvidas, o “Sinfonias Ingênuas – Silly Simphonys”. Você deve se lembrar de vários destes curtas musicais,que já foram exibidos na televisão em programas infantis. A série conta com diferentes episódios musicais, algumas com a presença dos personagens consagrados, com tramas contadas a partir de melodias famosas. Os curtas musicais permitiram a Walt Disney e equipe aprimorarem diferentes técnicas de animação e contribuíram decisivamente na evolução do desenho animado. O box conta com 31 desenhos produzidos entre 1929 e 1939, sendo que seis delas foram premiadas com o Oscar.

Mas um dos itens mais curiosos desta coleção é, sem dúvidas, “As Aventuras de Oswald, o Coelho Sortudo”. Trata-se de um dos primeiros personagens de animação dos estúdios Disney e aquele que deu origem a todos os outros. Nestes curtas, o coelho Oswald (também conhecido como coelho Osvaldo) aparecia como uma figura divertida e peralta. E, se você reparar bem, verá como Oswald é parecido com Mickey Mouse: basta diminuir as orelhas e voilá! Eis mister Mouse! Pois é! Aconteceu que Disney acabou perdendo os direitos sobre o personagem e teve que criar um novo, assim surgindo o camundongo que virou o símbolo de todo o seu império.

André Santana

1 xícaras tomadas.:

Ana ® disse...

Nossa... tesouro valioso esse... inesquecível!
=)