04 agosto 2009

"Gilmore Girls": todas as temporadas juntas

. 04 agosto 2009

Séries teen, na maioria das vezes, são muito chatas. São reforços de estereótipos que nunca fogem do lugar comum, além de retratar um modo de vida muitas vezes distante da nossa realidade. Porém, quando o drama teen vem como parte de um drama mais consistente, pode-se encontrar o equilíbrio e, consequentemente, obtém-se um bom programa.

Neste contexto, insere-se "Gilmore Girls", também conhecida no Brasil como "Tal Mãe, Tal Filha". A série agradou a diferentes públicos, de várias idades, sobretudo mulheres, já que a série trata justamente da vida delas. As protagonistas (as "garotas Gilmore") são Lorelai Gilmore, uma jovem e bela mulher que foi mãe na adolescência e rompeu com a família desde então; e Rory Gilmore, a filha adolescente, cheia de dúvidas quanto ao futuro e descobrindo o amor. É a relação entre essa mãe e essa filha que dá todo o charme à série, visto que são duas belas mulheres, em momentos diferentes da vida, mas duas jovens. Em que ponto dessa relação Lorelai e Rory deixam de ser mãe e filha para se tornarem amigas, mas sem perder de vista que são mãe e filha e procurando evitar justamente essa inversão de papéis? Não podemos esquecer que Lorelai foi uma adolescente rebelde, enquanto Rory é "careta" e busca sempre ser correta em suas atitudes.

Lorelai e Rory vivem em Stars Hollow, uma pequena cidade de Connecticut, e lá convivem com simpáticos personagens coadjuvantes, como Sookie St. James (Melissa McCarthy), cozinheira na pousada em que Lorelai é gerente, e Luke Danes (Scott Patterson), dono do restaurante mais movimentado de Stars Hollow, que tem uma queda por Lorelai.

O conflito de "Gilmore Girls" começa quando Lorelai opta por se reaproximar de seus pais, os ricos Richard (Edward Herrmann) e Emily Gilmore (Kelly Bishop), para pedir um empréstimo que possa cobrir a educação de Rory. Eles aceitam colaborar com a filha desde que os jantares de sexta-feira fossem realizados em família até que Rory complete o secundário.

Criada por Amy Sherman-Palladino, "Gilmore Girls" caiu nas graças da crítica devido à velocidade de seus diálogos. Exatamente. As conversas entre Lorelai e Rory eram tão aceleradas que era impossível perder a atenção. Para se ter uma ideia, os roteiros da série tinham entre 75 e 80 páginas, enquanto o normal numa série de uma hora é ter entre 45 e 50. Fora as inúmeras referências pop presentes no drama, outro fator responsável por dar a "Gilmore Girls" um toque mais "adulto".

Além disso, a química entre as atrizes Lauren Grahan (a Lorelai) e Alexis Bledel (a Rory) era perfeita! E Lauren Grahan tem um desempenho espetacular diante das câmeras.

No Brasil, "Gilmore Girls - Tal Mãe, Tal Filha" foi exibida pelo Warner Channel e pelo SBT. E agora, para quem não viu tudo ou gostaria de rever, a Warner acaba de lançar todas as sete temporadas da série em DVD numa única caixa. Com certeza, um belo presente para os amantes deste simpático programa. Lembrando que os boxes individuais também estão disponíveis para a venda.

Compre seus DVDs nas Lojas Americanas.

André Santana

1 xícaras tomadas.:

Anônimo disse...

via GG todos os dias! E não, não sou estudante de jornalismo, ainda :)
mas quanto ao fim, alguns são assim, e tem que ser assim. não tem como explicar também! ^^