18 outubro 2009

Cultura Literal: Paulo Rodrigues.

. 18 outubro 2009

Para o décimo oitavo post, um brasileiro. Paulo Rodrigues nasceu em 1948, em São Paulo. É também autor de À margem da linha, que lhe rendeu o prêmio de autor revelação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) em 2001, e de Redemoinho, um livro de contos.
Este é o terceiro livro do autor que despertou o interesse da crítica, o livro apresenta uma estrutura que desafia o leitor. Trechos de um diário, com uma assinatura, narra sua trajetória.


As vozes do sótão.
A história angustiante do alfaiate Damiano, dividida em duas partes. Na primeira, dá-se o casamento com Nena, mulher que o trai e gera uma crise do protagonista. Na parte seguinte, ele viaja para Montevidéu a fim de se apaziguar com o passado - no caso, a memória da mãe.
É bom ter atenção nos efeitos da narração descontínua. E em como o projeto gráfico da edição, elementos a que a editora sempre dedica cuidados especiais, se integra aos elementos da histótia.

"Eu nunca culpei Nena por nadado que fez ou possa ter feito, por isso sua memória não jaz no bauzinho como a dos outros. Ela adorava o pai, e se cometeu alguns deslizes foi por influência da megera da mãe". (Trecho do livro, página 47).




O livro é da editora Cosac Naify, tem 147 páginas.
Pode ser encontrado em todas as livrarias, mas os descontos especiais são apenas para os leitores do Café, e na Livraria Cultura e nas lojas Americanas.com.
Aproveite a dica e boa leitura.
Por Janaína Moraes.

3 xícaras tomadas.:

Tute Braga disse...

Não conheço esse autor! Bom saber que ele parece bom! hehehe
Valeu a dica!
Como sempre é muito bom estar aqui!
Beijosss

jhenny disse...

parece ser meio suspense, gosto de livros assim,

legal o blog **;

Vini e Carol disse...

Parece ser bom.
Já faz um bom tempo que não leio um livro, e pelo que parece, vale a dica desse!
Abraço.