17 outubro 2009

"O Desinformante!": Matt Damon faz jogo duplo

. 17 outubro 2009



"O Desinformante!" é um filme meio confuso. Afinal, até o espectador sai meio desinformado da sessão. Porém, vale como uma boa comédia policial, bastante cínica. O filme é baseado em livro do jornalista Kurt Eichenwald, do jornal The New York Times, mas não consegui deixar de pensar na história do mentiroso brasileiro que se fez passar pelo filho do dono da Gol, cuja biografia foi escrita pela jornalista e roteirista Mariana Caltabiano em "Vips: Histórias Reais de um Mentiroso".

O longa conta a história de Mark Whitacre, vivido por Matt Damon, mais uma vez no centro de uma trama policial. Vice-presidente de uma grande empresa de agronegócio, o personagem real mostra-se com grande poder de persuasão. Poder esse que o faz jogar em dois times: ao mesmo tempo em que espiona a empresa a serviço do FBI, também ajuda nas falcatruas da mesma empresa para levar o seu. É um jogo de verdades e mentiras tão louco que a gente até se perde em alguns momentos.

Do diretor Steven Soderbergh, "O Desinformante!" foi rodado em apenas 30 dias e estreou em circuito nacional de cinema na última sexta-feira.

Ah, já que o livro de Mariana Caltabiano foi citado, aproveito para lembrar que existe um projeto de transformar essa história e filme, com Murilo Benício como o protagonista.

André Santana

0 xícaras tomadas.: