16 dezembro 2009

TV aberta passa a valorizar seriados

. 16 dezembro 2009



Depois de um tempo relegados à sombria e triste madrugada, os enlatados americanos surgem mais uma vez como arma na acirrada disputa pela audiência da TV aberta brasileira. As séries estrangeiras, que são usadas pelas emissoras desde o início da televisão como "tapa-buracos" na programação, começam a mostrar que são um bom negócio e entrarão em 2010 com novo status.

O início desta "nova revolução" começou quando o SBT optou por apostar em "Harper's Island: O Mistério da Ilha" às 21h, para bater de frente com a estreia da novela "Viver a Vida". O resultado não poderia ser mais satisfatório: a faixa de horário, que patinava nos três pontos no Ibope, viu seus índices subirem para dez pontos na reta final da obra. O seriado de suspense exibido diariamente conquistou o público gradualmente e formou uma nova plateia para a TV de Silvio Santos, formada por jovens e espectadores que não aguentam mais as novelas da Globo e da Record.

"Harper's Island" acabou e foi substituída por "Sobrenatural". A série de terror teen já foi exibida nas madrugadas da emissora, mas encontrou um novo público no horário nobre. Atualmente, vai ao ar a reprise da terceira temporada, que se encerrará no dia 23 de dezembro. No dia seguinte, em plena véspera de Natal, o SBT passará a exibir o quarto ano, inédito na TV aberta, das aventuras dos irmãos Dean e Sam Winchester, que caçam seres sobrenaturais à bordo de seu Impala 1967. A quinta temporada também está garantida no SBT, mas só poderá ser exibida na TV aberta depois de março. Assim, uma nova série ocupará a vaga deixada por "Sobrenatural" e tentará manter os bons índices da mesma. O site de "Sobrenatural" na home do SBT (http://www.sbt.com.br/) promove uma enquete para escolher a substituta, que estreia em janeiro de 2010.

Talvez animada com o sucesso das séries do SBT, a Band promete atacar com a mesma estratégia em 2010. Em março, o religioso "Show da Fé" deixará o horário nobre e dará espaço a uma nova faixa para a exibição de séries. Para ocupar a vaga, a emissora garantiu um belo pacote de programas, que inclui sucessos como "Família Soprano", "Bones" e "Burn Notice". "VIP", "Leverage", "Modern Family", "Dharma & Greg", "Dark Angel" e "The Unit", além das minisséries "Band of Brothers", "Generation Kill" e "Tsunami", tambpem integram o pacote.

Já a Record e a Globo continuam a exibir seriados de madrugada. A primeira segue exibindo as três séries da franquia "CSI" às segundas, terças e sextas, por volta da meia noite e meia. Às quintas, vai ao ar o hit "Dr. House". Na Globo, as férias do "Programa do Jô" serão cobertas pela quinta temporada de "Lost", a partir de 4 de janeiro, e pela sétima temporada de "24 Horas", em fevereiro.

Boas opções em série na TV aberta!

Compre seus DVDs de séries na LIVRARIA CULTURA.

André Santana

0 xícaras tomadas.: