16 janeiro 2010

Uma mãe em apuros no cinema

. 16 janeiro 2010



Um filme simples, direto e charmoso. Assim é "Uma Mãe em Apuros", comédia protagonizada por Uma Thurman, que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros na última sexta-feira, 15.


"Uma Mãe em Apuros" apresenta Eliza Welch [Thurman], uma escritora de ficção, blogueira e mãe. O longa acompanha um dia na vida de Eliza, que está às voltas com os preparativos para a festa de aniversário de seis anos de sua filha. Ao mesmo tempo, ela precisa cuidar do filho mais novo e lidar com situações do cotidiano, como brigas para conseguir uma vaga no estacionamento ou a relação com outras mães num playground. E tem mais: Eliza publica uma confissão da melhor amiga em seu blog, o que lhe renderá dores de cabeça, além de ter que escrever uma redação de 500 palavras sobre o que a maternidade representa para ela pra um concurso.

A comédia não é daquelas de se soltar grandes gargalhadas. A graça maior está na identificação imediata do público com a protagonista, que é uma mulher comum contemporânea, que se divide entre o trabalho, os filhos e a família. O longa apóia-se na simplicidade para fazer um retrato moderno de cidadãos nova-iorquinos, que não difere muito do que é visto em diferentes grandes cidades do mundo todo.

"Uma Mãe em Apuros" tem direção e roteiro de Katherine Dieckmann, diretora conhecida pela realização de clipes musicais, entre eles dois do R.E.M: “Stand” e “Shiny Happy People”. Embora criada na agilidade videoclíptica, Dieckmann faz um filme leve, mais voltado à reflexão, que chegou a disputar o prêmio de Melhor Filme entre longas norte-americanos do Festival de Sundance em 2009. Divertido e eficiente!



André Santana

0 xícaras tomadas.: