27 fevereiro 2010

"Simplesmente Complicado": alguém já cedeu!

. 27 fevereiro 2010

Já que os conflitos de um romance entre um homem e uma mulher maduros renderam bons frutos em “Alguém Tem que Ceder” (aquele filme em que Jack Nicholson e Diane Keaton se apaixonam ao conviverem juntos numa casa de verão), a diretora Nancy Meyers voltou a apostar no filão em “Simplesmente Complicado”, longa que entra em cartaz neste final de semana no Brasil. Agora é a vez do delicioso trio Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin estar às voltas em um triângulo amoroso que, como o título em português já sugere, será bem complicado.

Jane (Streep) é uma mulher madura que demorou dez anos para superar a dor do final de seu casamento. Ela toca uma sofisticada padaria em Santa Barbara e já criou os três filhos maduros, e agora mantém uma boa relação com o ex-marido, o advogado Jake (Baldwim). Porém, no dia da formatura do filho de Jane e Jake, o ex-casal começa um affair. Mas as coisas são bem complicadas (não falei?), afinal Jake está agora num outro casamento, e já se tornou figura importante na vida do enteado Pedro. Além disso, Jane resolve reformar a casa e vê seu arquiteto Adam (Martin) se apaixonar por ela. Assim, ela vai questionar a própria maturidade diante da vida, enquanto vira o vértice de uma situação improvável.

Sim, a fórmula não foge muito do divertido “Alguém Tem que Ceder”. E parece nem ser essa a intenção. A ideia deve ter sido mesmo apostar no que deu certo e investir num típico romance cinematográfico hollywoodiano, em que as situações meio dramáticas e meio cômicas (e meio românticas...) vão se enfileirando até chegar ao clímax. Mesmo com cara de mais do mesmo, o filme vale o bilhete pelo trio central, que não decepciona. Afinal, Meryl Streep consegue fazer de qualquer personagem um grande personagem, enquanto Alec Baldwin parece cada vez mais engraçado desde que adotou aquela cara cínica que ostenta na série “30 Rock” (e ele ainda quer se aposentar... faz isso não, Baldwin!) e Steve Martin já tem mestrado e doutorado neste tipo de comédia de situação.

Além do trio central, vale a pena ficar de olho em John Krasinski, que vive Harley, o genro de Jane e Jake. Pra quem não ligou o nome à pessoa, Krasinski dá vida ao divertido Jim Halpert na série “The Office”, uma das melhores comédias em cartaz na TV americana atualmente (e liderada pelo impagável Steve Carrel). Pois é, “Simplesmente Complicado” reúne figurões de “30 Rock” e “The Office”... Pra você ver que a televisão também está bem servida quando o assunto é comédia. Mas isso é um outro assunto...

André Santana

0 xícaras tomadas.: