17 março 2010

"Ó Paí, Ó": 2ª temporada em DVD

. 17 março 2010


Algumas coisas funcionam melhor na TV que no cinema. "Ó Paí, Ó" é uma dessas coisas. O filme estrelado pelo grupo de teatro Olodum tem seus méritos, mas a série feita para a TV é bem mais interessante. Já emplacou duas temporadas numa coprodução entre a Rede Globo e Dueto Filmes e uma terceira está à caminho. Enquanto ela não chega, a segunda temporada, exibida pela Globo no final do ano passado, acaba de ser lançada em DVD pela Globo Marcas e Som Livre.

A série aborda o cotidiano dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho. Neste segundo ano, a novidade é que os episódios, apesar de terem seu começo, meio e fim, abordam um único fio condutor: a ameaça de despejo dos moradores. "Ó Paí, Ó" brinca com o fanatismo religioso ao mostrar Queixão (Matheus Nachtergaele) como líder de uma nova igreja dentro do prédio do cortiço.

No primeiro capítulo, os moradores do cortiço passam por um sufoco: o prédio está na iminência de desabar. No segundo episódio, com a participação especial de Deborah Secco, o Pelourinho se agita com as filmagens de um longa-metragem. No terceiro, Roque conhecerá a empresária Patrícia (Luana Piovani), que lhe prometerá contrato com uma gravadora e, consequentemente, o estrelato. No quarto e último episódio, Roque e Dandara (Alice Nepomuceno) têm um filho e, paralelamente a isso, o futuro do cortiço fica ameaçado.

Nesta segunda temporada, o roteirista João Falcão se junta a Guel Arraes e Adriana Falcão no texto, e a direção é de Monique Gardenberg e núcleo de Guel Arraes. "A marca maior de 'Ó Pai, Ó' é o deboche. Mesmo diante de situações limites, nossos personagens não perdem o humor, riem da própria desgraça. Este aspecto foi o que mais me atraiu, pois não consigo imaginar um Brasil de baixo astral. Nosso povo é musical, sensual, cheio de vida, sem vocação para a desesperança. É esta vitalidade que a série traz para a tela", diz a diretora, Monique Gardenberg.

A segunda temporada de "Ó Paí, Ó" está à venda no portal Globo Marcas: http://www.globomarcas.com/ .

André Santana

0 xícaras tomadas.: