01 maio 2010

Woody Allen de volta à Nova York

. 01 maio 2010


Já disseram que Woody Allen faz sempre o mesmo filme. Pois eis que surge mais um deles, saído do forno e estreando nos cinemas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Dando um tempo de sua fase européia (do qual, devo dizer,sou fã de "Vicky Cristina Barcelona"), o cineasta volta a Nova York em "Tudo Pode dar Certo".

O longa gira em torno de Boris Yellnikoff (Larry David), o famoso "cara chato". Do alto de sua rabugice, este ex-professor da Universidade de Columbia se considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo, e cultiva o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Até que, num belo dia, bate à sua porta a jovem Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), uma sonhadora garota que se vê em maus lençóis e já nem tem onde passar a noite na cidade de Nova York. Surpreendendo a si mesmo com a súbita compaixão, Boris acolhe a jovem, que vai ficando, ficando, ficando...

A partir daí, a trama explora as diferenças entre esses dois ricos personagens. Enquanto Boris tem uma visão amarga e pessimista da vida, já tendo até tentado se matar por considerar a esposa perfeita demais, Melodie foi criada dentro do cristianismo, é conservadora e nutre um otimismo ingênuo desdenhado por Boris. Da diferença, surge um improvável relacionamento.

Outro ponto interessante da obra surge quando os pais de Melodie aparecem. O casal Marietta (Patricia Clarkson) e John (Ed Begley Jr) surgem, um de cada vez, e são transformados pela cidade de Nova York.

Em "Tudo Pode dar Certo", Allen, mais uma vez, constroi uma crônica de amores, esperança e a falta dela, com uma certa dose de melancolia e humor, além claro, de belas explorações do cenário.

André Santana

0 xícaras tomadas.: