27 outubro 2009

"Operação Valquíria": Tom Cruise contra Hitler

. 27 outubro 2009

"Operação Valquíria" acaba de chegar em DVD. É a chance de ver (ou rever) um interessante filme de guerra, mostrando um momento pouco conhecido da história da Segunda Guerra Mundial. Vamos acompanhar o planejamento e a execução de um plano que tinha como objetivo correr com Adolph Hitler do governo da Alemanha. Sim, a gente já sabe como a história termina, mas não deixa de ser uma bela experiência acompanhar e, por que não, refletir sobre as possibilidades propostas.

No longa, Tom Cruise vive o Coronel Claus von Stauffenberg, que lidera subalternos de Hitler dispostos a destroná-lo, já que estão cada vez mais revoltados com as atrocidades cometidas pelo ditador alemão. A resistência passa a planejar um atentado contra a vida de Hitler. Tal planejamento precisava ser completamente a prova de falhas, já que um passo em falso e todos eles é que seriam executados pelo exército alemão.

Bryan Singer, de "X-Men" e "Superman - O Retorno" (na telinha, é o produtor do badalado "House"), transforma um capítulo da História Mundial num longa eficiente, e consegue extrair o melhor de Tom Cruise, muito bem em cena.

Para quem já viu o filme, o DVD de "Operação Valquíria" também tem seus atrativos. Trata-se dos documentários "A Jornada de Operação Valquíria" e "O Legado de Operação Valquíria", que contém a produção do longa e revelam as consequências registradas do golpe.

André Santana

2 xícaras tomadas.:

Unknown disse...

Hummm... Agora fiquei com vontade! ;)
Valeu a dica André! ;)
Bjocas,
Carol

Esther disse...

Hum!! eu ainda não assisti mas venho gostando dos ultimos trabalhos do Tom Cruise e me interesso pelo nazismo, tento entender como tal atrocidade foi possível...
(mas creio que vou morrer tentando)

tem selinho pra vc no Cultural viu??

xeru