
O longa é baseado na história real de Nathaniel Ayers (Fox), um genial instrumentista que desenvolveu esquizofrenia quando cursava o segundo ano de música na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo. A trama se desenvolve quando Steve Lopez (Robert Downey Jr), colunista do jornal Los Angeles Times, que descobre Nathaniel pelas ruas tocando seu violino de duas cordas.
O colunista escreve uma série de reportagens sobre Ayers, que faz com que sua história e seu talento passem a ser conhecidos e reconhecidos pela cidade. Ao mesmo tempo em que faz uma bela discussão sobre a condição degradante de vida dos moradores de rua, “O Solista” ainda reserva um tempinho para discutir a posição da imprensa escrita na era da internet. Isso graças à amizade que surge entre Lopez e Ayers, que ajuda a mostrar as reais dificuldades de relacionamento vividas por esquizofrênico não-medicado. Porém, mais que uma reflexão social, “O Solista” é um filme feito para se emocionar.
“O Solista” (“The Soloist”) tem direção de Joe Wright (“Orgulho e Preconceito”; “Desejo e Reparação”) e conta com Catherine Keener e Rachael Harri no elenco.
André Santana
0 xícaras tomadas.:
Postar um comentário