09 novembro 2009

Promoção de Machado.

. 09 novembro 2009

Eu tinha lido apenas Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas a partir de agora, posso dizer que lí uma boa parte da obra de Machado de Assis.
O livro de Andrey do Amaral traz uma ótima coletânea sobre a obra do centenário Machado.

Antes de começar, um breve prefácio sobre a vida do escritor, uma introdução falando um pouco mais sobre a ideia de se escrever o máximo e as máximas do Machado, uma biografia ligeira, mas detalhada.  Esta parte introdutória trás ainda uma cronologia, que é fascinante de ser ler pelos detalhes que traz. Fatos que para muitos parace não ser importante, curiosidades, trechos de textos (não pule esta parte) e então, as obras.
Entre elas, um poema de Carlos Drummond de Andrade feito para Machado, "A vida passada a limpo", de 1959.

Começamos com um Machado poético. Dentre as poesias a que mais me chamou a atenção foi justamente a última a ser retratada, Uma Criatura.
"Tu dirás que é a Morte; eu direi que é a vida".

De poesia a romances, de romances à novelas. Periódicos publicados em O Globo e o último romance. Deste, Iaiá Garcia, posso dizer uma coisa, parafraseando Machado:
"Não me queixo; nunca me queixei de coisa nenhuma; quando estimo alguém, perdoo; quando não estimo, esqueço. Perdoar e esquecer é raro, mas não é impossível; está nas tuas mãos".

Passamos daqui para as Memórias póstumas, para Quincas Borba, para a traição ainda não revelada de Dom Casmurro. Daqui para Esaú e Jacó que seguem para o Memorial de Aires.
Entramos então nos contos, dos quais só tinha ouvido falar de A cartomante, que jurava ser um romance imenso...
Daqui para a crítica, algumas crônicas e então uma relação dos filmes que foram inspirados nas obras de Machado.

O livro é uma verdadeira peça da história de um Machado magnífico. E por conta disso, Andrey do Amaral, em parceria com Janaína Moraes (eu...) vão sortear um livro.
Para participar é muito fácil:

1) Seja seguidor deste blog.
2) Indicar a promoção para seus amigos.
3) Deixar uma resposta para a pergunta: Se você pudesse ser um dos personagens de Machado de Assis, qual deles seria? Por que?
4) As respostas devem ser enviadas por comentários e devem conter o nome de seguidor e o e-mail para contato.
5) O ganhador será divulgado no blog e ainda receberá um e-mail, o qual deverá responder com o endereço para onde o livro deve ser enviado.

A promoção tem início na segunda feira, 9/11 e o resultado sai no dia 23/11.
Envie a sua resposta até dia 22/11.

Você ainda pode participar da promoção pelos blogs: http://aindamaisestorias.blogspot.com e http://estoriasmediocres1.blogspot.com

Desejo boa sorte a todos.

1 xícaras tomadas.:

Unknown disse...

Se você pudesse ser um dos personagens de Machado de Assis, qual deles seria? Por que?

Eu seria Bentinho, para descobrir se realmente Capitu tinha um caso com outro homem. Será que a semelhança física do meu filho Ezequiel é devido ao fato de ele ser filho de Escobar ou é pura coincidência?

Marcio Scheibler
marcioscheibler@ibest.com.br