19 dezembro 2009

"Avatar": um novo momento da indústria cinematográfica

. 19 dezembro 2009



Já está em cartaz nos cinemas brasileiros um dos filmes mais aguardados do ano. “Avatar”, de James Cameron (“Titanic”), chega para encantar o público com uma trama envolvente e imagens encantadoras, capazes de tirar o fôlego. É realmente impressionante o efeito deste filme na telona!


O longa conta a história de Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval que vive sobre uma cadeira de rodas. Ele é recrutado para viajar anos-luz até uma estação humana em Pandora, onde grandes empresas exploram um mineral raro que seria a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, a Dra Grace (Sigourney Weaver) criou o Programa Avatar, em que "drivers" humanos têm sua consciência projetada em um avatar, isto é, um corpo biológico controlado à distância e que consegue sobreviver naquele ar letal para humanos. Em sua nova forma, Jake consegue voltar a andar. Sua missão é se infiltrar no meio dos Na'vi, que se tornaram um grande obstáculo à exploração do raro minério. Porém uma Na'vi chamada Neytiri (Zoe Saldana) salva a vida de Jake, e isso muda tudo. Ele é aceito pelo de Neytiri e aprende a se tornar um deles, à custa de inúmeros testes e aventuras.

“Avatar” consegue o que poucos filmes tentaram, em vão: aliar a tecnologia a uma boa trama. Além disso, faz uso da tecnologia 3D a favor da própria trama, e não somente oferecendo um “elemento a mais” para compensar o ingresso. Sabe aqueles velhos truques do 3D de ficar “jogando coisas” na plateia, no único objetivo de assustar meio mundo? Esqueça! Em “Avatar”, o 3D tem razão de ser, fazendo de seus 160 minutos uma experiência sensorial.

Cameron não esconde a vontade de mostrar, com o seu filme, as transformações da natureza causadas pelo homem, embora não classifique “Avatar” como um “filme-mensagem”. “Se quero passar uma ideia para quem for ver ‘Avatar’ é de que a natureza é extremamente imaginativa. Nossa imaginação como realizadores empalidece diante do que a natureza faz todos os dias - o filme é um tributo a tudo o que a natureza imagina”, disse o diretor ao UOL.

André Santana

2 xícaras tomadas.:

O Homem que Engarrafava Nuvens disse...

Olá meu nome é Thays Py,trabalho na Agência de comunicação Núcleo da idéia e gostaria de ter o seu e-mail para fazermos parceria.
DEsde já agradeço.

Thays Py

mkt7@nucleodaideia.com.br

Luciana Navarro disse...

Olá Dé, assisti ao Avatar 3D e realmente é algo maravilhoso!! Não estou falando da maravilha do mundo 3D, que é um espetáculo a parte, mas sim da história do filme. é muito saber que o homem ainda tem sentimento e que se fosse possivel, o mundo seria diferente! Recomendo a todos o filme!!! bju