01 dezembro 2009

Cultura Literal: Ariano Suassuna.

. 01 dezembro 2009

Estávamos a tempos sem postagens da série Cultura Literal, mas vamos lá, as coisas estão voltando ao normal por aqui.
Para (re)começar com chave de ouro trouxe um professor, dramaturgo e romancista. Ariano Suassuna nasceu no ano de 1927 em Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, na Paraíba. Memnbro da Academia Brasileira de Letras, Ariano é idealizador do Movimento Armorial, lançado no Recife em 1970 com o objetivo de, nas palavras do próprio autor, "realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares de nossa cultura".

O livro que vou comentar hoje já foi para as telinhas e é conhecido por muitos. Em 1955, Ariano Suassuna botava o ponto final no Auto da Compadecida. Dois anos depois, encerrada no Recife e premiada no Rio de Janeiro, a peça era publicada pela editora Agir já na condição de marco na história do teatro brasileiro.

Popular nos quatro cantos do mundo, a peça foi traduzida em dezenas de idiomas e conta com várias montagens também no exterior.
Repetindo o sucesso que faz nos palcos, o Auto da Compadecida tem ainda três versões cinematográficas, a última das quais um estrondoso sucesso de público na concepção de Guel Arraes.

O livro é da editora Agir, e você pode acessar o site e ver mais livros do autor clicando aqui. Passe por lá e dê ainda uma conferida em outros sucessos que editora Agir pode oferecer.
O próximo autor que vai passar por aqui está fazendo sucesso com a trilogia Millennium, Stieg Larsson. Não perca.

Por Janaína Moraes.

0 xícaras tomadas.: