17 fevereiro 2010

"A Sombra do Vento": o livro sobre o livro

. 17 fevereiro 2010

"A Sombra do Vento" é um envolvente romance de autoria do espanhol Carlos Ruiz Zafón. O livro mistura gêneros como aventura, mistério e amor ao narrar a saga do jovem apaixonado por literatura Daniel Sempere.

Aos 11 anos, Daniel está triste por não se lembrar mais do rosto da falecida mãe. Para animá-lo, o pai, um livreiro de Barcelona, o leva a um lugar conhecido como o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, Daniel conhece o livro "A Sombra do Vento", de Julián Carax, e sua vida muda para sempre.

Acompanhamos a maneira com que Daniel se impressionou com o romance. E quando ele ficou ainda mais impressionado ao descobrir que aquele é um livro raro, oriundo de pequena leva que encalhou nas prateleiras da livraria e que seus poucos exemplares restantes sumiram misteriosamente. O fato desperta a curiosidade de Daniel, que começa a ficar obcecado em saber mais a respeito do misterioso autor Julián Carax.

Daniel mergulha numa louca investigação para desvendar os mistérios de "A Sombra do Vento". O jovem se apaixona, primeiramente, por Clara Barceló, a moça cega, sobrinha de Dom Gustavo Barceló, personagem que será de grande importância durante a saga de Daniel. Daniel e Clara compartilham do mesmo fascínio pela obra de Carax. Mas, como acontece na maioria dos primeiros amores, Daniel acaba decepcionando-se com Clara, o que o leva a outros caminhos.

Daniel cresce e, com ele, cresce também a obsessão por Julián Carax. Em busca de respostas, o jovem se alia ao ex-mendigo Fermín Romero de Torres, um velho bem humorado e galanteador, profundo conhecedor das letras e da vida. Porém, quanto mais Daniel e Fermín adentram na obscura trama de "A Sombra do Vento", mais eles se complicam diante do cruel Javier Fumero, policial que também aparenta ter bastante interesse na obra de Julián Carax.

"A Sombra do Vento" é daqueles livros para amantes de uma boa trama, recheada de mistério e paixões arrebatadoras. A narrativa em primeira pessoa permite ao leitor conhecer a fundo os sentimentos de Daniel e compartilhar com ele as angústias de um mistério que, a medida em que se desenrola, fica cada vez mais parecido com a vida do próprio. Daniel e Julián Carax, apesar de não se conhecerem, estão interligados numa rede que envolve ainda dramas familiares e amores impossíveis. É a literatura fazendo uma homenagem a si mesma num romance único e inesquecível!

André Santana

0 xícaras tomadas.: