28 abril 2010

"Turma da Mônica" de volta à TV Globo

. 28 abril 2010


TV aberta brasileira tem dessas coisas. Enquanto na TV paga já existe uma oferta considerável de animações brasileiras, a TV aberta aposta sempre nas animações estrangeiras. Não que isso seja ruim, afinal, os fãs de um bom desenho querem, antes de mais nada, qualidade, e isso independe do país de origem da série. Mas constatar que a TV fechada é mais aberta que a TV aberta não deixa de ser uma inversão de valores, no mínimo, curiosa.


Felizmente, a coisa parece caminhar para uma melhora. No início do ano, o CAFÉ acompanhou o AnimaTV, festival de animação nacional promovido pela TV Brasil e TV Cultura, que exibiu vários pilotos de séries animadas nacionais e escolheu dois deles para se tornarem séries completas. "Tromba Trem" e "Carrapatos e Catapultas" são os nomes das animações vencedoras. Agora, é a Globo quem, mais uma vez, vai apostar nas animações dos mais famosos personagens das HQs nacionais: a "Turma da Mônica", de Mauricio de Sousa.

Na última segunda-feira, 26, o cartunista e a emissora avisaram que fecharam nova parceria para a exibição das mais diversas animações dos Estúdios Mauricio de Sousa. Com duração de três anos, o contrato prevê exclusividade de desenhos, filmes e vinhetas dos personagens das histórias em quadrinhos. Já estão garantidas, até o momento, quase 10 horas de aventuras.


Além de animações clássicas, vão ao ar produções inéditas na TV aberta protagonizadas por Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Também estão sendo criados episódios do Astronauta (que deve ser feita para se assistir em 3D, com óculos), da Turma do Penadinho (feita em animação 3D, de visual lindíssimo) e da Turma da Mônica Jovem (que deve ter características de animação japonesa). As produções farão parte de uma faixa de programação das manhãs de sábado da Rede Globo, que tem previsão de estreia para o início de julho. “Durante as férias, a criançada já poderá assistir aos desenhos. A qualidade da obra do Mauricio de Sousa é inquestionável e sucesso há gerações. Com certeza, é uma forma de valorizarmos a produção nacional deste segmento ao levar este conteúdo para milhões de telespectadores”, afirma José Luiz Bartolo, diretor de Licenciamento da TV Globo.

Mauricio de Sousa, que há tempos almejava levar seus personagens à TV aberta brasileira, comemorou o novo acordo. “Estávamos namorando há algum tempo. Este é só o começo de um ótimo casamento. Vamos fazer diferença nas manhãs de sábado. A parceria entre duas lideranças como a TV Globo e a Turma da Mônica é algo para se brindar. Com muitos Plim-Plins!", disse.

Não é a primeira vez que a Globo e os Estúdios Mauricio de Sousa são parceiros. Em 1999, um acordo previa a exibição de desenhos animados e a produção de um programa com os personagens da Turma da Mônica. Na época, uma série com episódios de um minuto foi exibida dentro do programa infantil "Angel Mix", de Angélica. Em 2000, uma nova série, com episódios de dois minutos, foi lançada dentro de "Bambuluá". Além dos desenhos, o infantil exibia uma série de "Turma do Penadinho" com fantoches representando os personagens, e "Jotalhão Campeão", em que um boneco do "elefante mais amado do Brasil" apresentava dicas esportivas. No entanto, o programa solo e a série animada com episódios maiores ficou só na promessa. Apenas alguns poucos episódios com sete minutos foram ao ar. Anos depois, a "Turma da Mônica" migrou para o Cartoon Network, tendo seus desenhos exibidos nas manhãs de domingo.


Carente de programas infantis de qualidade (aliás, nem sem qualidade tem...), a TV brasileira ganha com o acordo. A parceria deve fomentar a produção nacional de animação, enriquecer a programação infantil da TV Globo e deixar felizes as crianças de todas as idades (como este jornalista!) que cresceram lendo os gibis e até hoje apreciam a obra de Mauricio de Sousa.

André Santana

1 xícaras tomadas.:

Unknown disse...

Amo mais que pão de queijo saído do forno, às quatro da tarde, com café de coador, na melhor padaria da região...
Tomara que dê certo, porque deixar minha bebe assistir backyardigans, barney e seus amigos, ben 10, meninas superpoderosas sei lá qual geração, poutz... É de sentar e chorar...
Bjocas,
Carol