01 julho 2010

"Tudo Novo de Novo" chega em DVD

. 01 julho 2010

A produção seriada da Globo sempre esteve bastante atrelada às comédias. Embora tenham havidos exemplos de bons dramas ou séries de ação, como "Mulher" ou "A Justiceira", as séries cômicas ainda davam o tom da programação da emissora. Exemplo maior é a grade de 2008, quando a Globo lançou, praticamente, apenas séries de comédia, como "Casos e Acasos", "Faça Sua História" e "Dicas de um Sedutor". Todas de riso amarelo e que passaram praticamente despercebidas.

Percebendo a necessidade de variar, a emissora apostou, em 2009, na série "Tudo Novo de Novo". Desta vez, a Globo usou do seu know how em novelas para apostar num típico drama familiar. O que se viu foram situações que até descambavam para o humor, mas de modo sutil, e mesclado com todo o tipo de conflito identificável em famílias. A ideia era retratar de que modo o divórcio reconfigurou a família, formando novas famílias formadas por marido, mulher, ex-marido, ex-mulher, filhos com pais diferentes, todos sobre o mesmo teto. Assim, "Tudo Novo de Novo" abriu as portas da Globo para a chamada "dramédia". E agora esta simpática série chega em DVD pela GloboMarcas.

"Tudo Novo de Novo" é centrada em Clara (Julia Lemmertz) e Miguel (Marco Ricca). Ela tem dois filhos, um de cada pai, e está separada do segundo marido. Ele tem uma filha e uma ex-mulher bastante complicada. Os dois começam a namorar, mas este novo casal precisa lida com as diferentes situações que surgem quando decidem unir os seus "pacotes". "O humor vem a reboque das situações. Antes, o divórcio era a transgressão; hoje é praticamente a regra. Não dá para negar como as transformações familiares mudam o ser humano e isso acaba sendo dramático e cômico ao mesmo tempo", diz Lícia Manzo, autora da série. "São situações reais, questões que discutimos e vivemos no dia a dia. Por isso, o telespectador se identifica muito", acredita Denise Saraceni, diretora-geral e de núcleo de "Tudo Novo de Novo". Maria Adelaide Amaral foi a supervisora de texto.

A série foi exibida entre abril e junho de 2009 e conta com 12 episódios. "Tudo Novo de Novo" só pecou pelo excesso de elementos folhetinescos, que não permitiram um aprofundamento maior das personalidades dos protagonistas. Clara e Miguel eram um casal de meia idade, experientes e de bom caráter, que buscavam nova chance no amor. E só. Mas foi o primeiro passo na construção de uma nova linha nacional de teledramaturgia, permitindo explorar novos segmentos tanto de temática quanto de público-alvo. A atual "A Vida Alheia" é um passo além na construção de séries nacionais que respeitam as características da narrativa seriada. Mas foi "Tudo Novo de Novo" que abriu caminho.

Os 12 episódios de "Tudo Novo de Novo" estão em dois discos com mais de seis horas de duração, à venda no Portal Globo Marcas (www.globomarcas.com), nos telefones (21) 2125-7025 (todo o Brasil) ou (11) 2196-7025 (São Paulo) e em lojas especializadas.

André Santana

0 xícaras tomadas.: